TIM e Vivo estão entre as empresas mais inovadoras do Brasil, aponta MIT
As operadoras TIM e Vivo estão entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com uma lista divulgada nesta sexta-feira, 5, pela MIT Technology Review Brasil, plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Em sua terceira edição, o Innovative Workplaces 2024 avaliou mais de 2 mil empresas inscritas. A capacidade de inovação das companhias foi analisada sob quatro critérios: gestão, marketing, processos e produtos. Para chegar ao resultado final, a plataforma também realizou entrevistas com executivos.
Confira, a seguir, a lista em ordem alfabética (não é feito um ranking de empresas):
• Alelo
• Ambev
• Boston Scientific
• Bradesco Seguros S/A
• Brasilprev
• Generali
• Gerdau
• Grupo Boticário
• iFood
• Itaipu Binacional
• Mobiup
• NTT DATA
• Oxygea Ventures
• Petrobras
• SAS Brasil
• Teleperformance CRM
• TIM
• Vibra Energia
• VLI
• Vivo
Com base nas empresas selecionadas, os setores que mais se destacaram foram os de tecnologia, telecomunicações, seguros, finanças e eletricidade. A Vivo, marca comercial da Telefónica no Brasil, figura entre as 20 empresas brasileiras mais inovadoras pela segunda vez. Já a TIM entrou na lista pela primeira vez – esta é a terceira edição nacional do Innovative Workplaces.
“É possível observar que existem alguns padrões nas empresas que, de fato, incorporaram o processo de inovação e, por isso, ganham destaque no cenário brasileiro. São empresas que pensam a todo momento em maneiras de destruir e reconstruir seu próprio negócio.”, diz André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa.
Metodologia
Segundo a MIT Technology Review Brasil, na montagem da lista, as empresas são analisadas considerando o setor de atuação e o tamanho. Em seguida, as empresas são divididas em grupos de inovação e passam por uma apuração com base em faixas de faturamento definidas de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A plataforma trabalha com médias gerais de inovação, que vão de 1 a 5. Neste ano, as notas para as empresas que aparecem na lista foram as seguintes: Tomada de decisão com base em dados: 4,08 (+0,06 em relação a 2023); Diversidade: 4,3 (+0,07); Gestão & Cultura: 4,49 (+0,08); Marketing & Vendas: 4,26 (-0,01%); Inovação aberta 4.18 (+0,03); Processos: 3,99 (+0,10%); Produtos & Serviços: 4,39 (+0,10).
“Apesar de vermos, constantemente, a lista ser atualizada, há uma estabilidade no avanço do processo de inovação, com os índices se mantendo praticamente estáveis. Isso demonstra que as empresas que têm o processo de inovação de alguma maneira estabelecido repetem as práticas, o que gera um contágio dessas ações”, aponta o coordenador do estudo.