TIM e Ericsson lançam programa para estimular uso do 5G na Itália

Intenção é realizar série de pilotos em cidades inteligentes, internet das coisas e indústria 4.0. Valores e cronograma, porém, não foram detalhados.

A Telecom Italia (TIM), que controla a TIM Brasil por aqui, e a fornecedora de infraestrutura de telecomunicações Ericsson anunciaram nesta segunda-feira, 06, a criação de um programa para estimular a adoção do 5G na Itália. O projeto pretende desenvolver um “ecossistema aberto para pesquisa e usos” da quinta geração de conectividade móvel.

De acordo com material divulgado pelas empresas, a iniciativa terá apoio do setor público, das principais universidades do país, centros de pesquisa, empresas de pequeno e médio porte, além de autoridades regionais. Haverá teste-pilotos em cidades inteligentes, internet das coisas, indústria 4.0, transporte e agricultura.

Para a TIM, o programa é uma oportunidade de realizar a migração da rede para a nova geração, ao mesmo tempo em que desenvolve novos serviços. “É um marco importante, que transformará a sociedade com novos modelos de negócios”, afirma em comunicado, Mario Di Mauro, diretor de estratégia e inovação da operadora italiana. As empresa não revelam, no entanto, os termos financeiros e cronograma para que ações do programa entrem em ação. Dizem apenas que, objetivo, é preparar as redes italianas para o mercado pós-2020. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032