TIM e Ericsson ativam network slicing 5G na Copa Porsche

Fatiamento foi realizado em uma rede pública durante etapa da categoria de automobilismo em São Paulo; operadora instalou 18 antenas de 5G e 28 de 4G no Autódromo de Interlagos
TIM e Ericsson realizam slicing 5G em Interlagos
TIM e Ericsson realizam slicing 5G em Interlagos (crédito: Divulgação)

A TIM realizou, no último fim de semana, uma operação de “network slicing” (fatiamento de rede) de 5G em uma rede pública. A ação ocorreu durante a última etapa da temporada 2024 da Porsche Cup, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A iniciativa teve o apoio da Ericsson, que ficou responsável pelo design e pela otimização do fatiamento da rede.

Foi a primeira experiência da TIM com slicing em uma rede aberta 5G. Na prática, a ação permitiu o envio de imagens internas com alta definição de dez veículos a mais de 260 km/h. Isso porque o recurso permite a criação de redes virtuais personalizadas para diferentes aplicações. Desse modo, as fatias de rede podem habilitar diferentes serviços.

“Ao utilizar fatiamento de rede, conseguimos alocar uma banda dedicada para cada carro, garantindo que a transmissão de dados ocorra de forma estável e sem interferências, mesmo em um ambiente de alta velocidade”, afirma Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil, em nota. “Nossa infraestrutura está preparada para atender demandas de conectividade múltiplas e específicas em todo o País, abrindo possibilidades para novas aplicações e soluções”, complementa Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM.

Em Interlagos, a TIM instalou 18 antenas de 5G e 28 de 4G para fornecer o suporte de rede necessário para a Porsche Cup.

“Pela primeira vez, conseguimos transmitir em tempo real imagens internas de dez carros simultaneamente, com qualidade Full HD e uma conexão estável e contínua por mais de quatro horas. Isso trouxe benefícios extraordinários, como a possibilidade de acompanhar de dentro dos carros disputas emocionantes e oferecer suporte mais ágil e preciso aos comissários na análise de eventuais penalizações”, conta Dener Pires, CEO da Porsche Cup Brasil.

A operadora também deve fornecer a rede de conectividade oficial do evento na temporada de 2025. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032