TIM Brasil contrata Nokia para implantar rede 4,5G
A fabricante Nokia será responsável pela expansão da rede 4,5G da TIM no Brasil. As empresas anunciaram hoje, 15, que firmaram contrato para a construção e atualização de redes. A implantação deve durar três anos e vai abarcar a entrega de antenas, sistemas de energia, otimização de serviços e obras em cerca de 9 mil sites da operadora. O valor do negócio não foi revelado.
O projeto prevê uso das frequências de 2600 MHz, 1800 MHz e 700 MHz para entrega de conectividade LTE. Haverá agregação de portadoras nas cidades em que as faixas estiverem disponíveis. A TIM tem pressa em liberar a faixa de 700 MHz, pois esse espectro tem maior cobertura e penetração indoor, facilitando a entrega de serviços tanto em zonas rurais, como em centros urbanos.
Segundo as empresas, o objetivo do projeto é deixar a rede da TIM apta a receber a evolução da 5G, quando esta for padronizada internacionalmente. Por isso a operadora teria escolhido equipamentos já preparados para receber atualizações simples, que os fariam funcionar com a próxima geração. Enquanto isso, no entanto, a rede está sendo chamada de 4.5G Pro, em que o mesmo site é capaz de gerenciar diferentes frequências e tecnologias automaticamente.