TIM Brasil é apontada a operadora mais diversa e inclusiva do mundo

Em ranking com empresas de todos os setores, tele aparece em quarto lugar em índice global que avalia mais de 15 mil companhias de capital aberto; mulheres são 50% da diretoria estatutária e ocupam pelo menos um terço dos cargos de chefia da operadora
TIM Brasil é eleita a operadora com melhores práticas de diversidade e inclusão no mundo
TIM Brasil lidera ranking global de diversidade e inclusão entre operadoras (crédito: Freepik)

A TIM Brasil foi eleita a operadora de telecomunicações com melhor desempenho em práticas de diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreira no mundo. O resultado foi apontado pelo Refinitiv Diversity & Inclusion Index, indicador que avalia mais de 15 mil companhias de capital aberto.

Levando em conta todos os setores, a TIM Brasil liderou entre as empresas brasileiras pelo terceiro ano seguido e ficou em quarto lugar no ranking global.

Os destaques da operadora na atual avaliação foram o alto índice de satisfação dos colaboradores (86%) e as políticas de equidade de gênero.

As mulheres, por exemplo, representam 50% da diretoria estatutária da TIM e ocupam pelo menos um terço das cadeiras do conselho de administração e dos demais níveis de liderança da tele. A empresa também indica que superou a meta de ter 35% de mulheres em cargos de chefia.

Em comunicado, a TIM Brasil informou que tem investido em programas de desenvolvimento de carreiras, como a Mentoria Intercompany Mulheres Positivas, e feito parcerias com plataformas especializadas em lideranças femininas, como o Todas Group.

Além disso, desde 2019, a operadora põe em prática um programa de diversidade e inclusão que abrange os pilares de gênero, raça, gerações, pessoas LGBTI+ e pessoas com deficiência. A tele estipulou metas e um plano de educação e comunicação interna e externa sobre os temas.

“Ouvir e envolver as pessoas, quebrar paradigmas e atuar de forma concreta e coerente são alguns dos elementos que fazem a diferença no ambiente de trabalho”, diz Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, em nota. “Pessoas engajadas e valorizadas em sua pluralidade se sentem motivadas a contribuir com mais protagonismo, gerando resultados que impactam o crescimento individual e coletivo”, acrescenta.

O índice global de diversidade e inclusão é da Refinit, empresa especializada em análise de dados ESG (ambiental, social e governança) para o mercado financeiro e que faz parte do LSEG (London Stock Exchange Group), grupo proprietário da bolsa de valores britânica. Entre outras listagens, a TIM Brasil integra a carteira IDIVERSA da B3 e o Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11031