Termo de IA
Termo de uso responsável de Inteligência Artificial
O Tele.Síntese utiliza inteligência artificial (IA) como suporte complementar em sua rotina editorial diária. A tecnologia é empregada como ferramenta auxiliar, sempre com supervisão e intervenção humana, desde o processo inicial até a versão final do conteúdo publicado.
Princípios adotados:
- Todo conteúdo é inserido inicialmente por humanos nas ferramentas de IA.
- O material é gerado com base em orientações criteriosas dos jornalistas.
- Reescrita, adaptação, revisão, edição ou mesmo descarte de materiais fora do padrão editorial são atribuições rotineiras da equipe humana em relação aos conteúdos sintéticos.
- Decisões finais sobre publicação permanecem sempre sob controle humano. IA não publica conteúdo de forma autônoma.
- Não usamos IA para alterar ou manipular fotografias.
- Ilustrações geradas por IA podem ser utilizadas como complemento visual.
- IA auxilia também na criação de conteúdos para redes sociais e roteiros de vídeos curtos que resumam o noticiário, transcrição de entrevistas ou brainstrormings.
- A IA só pode trabalhar com material enviado pela equipe Tele.Síntese, não pode consultar fontes externas, a menos que seja orientada a fazer isso. No caso de fontes externas, a IA é proibida de acessar conteúdos sob proteção autoral, restringindo-se a fontes públicas primárias.
- Todo conteúdo adaptado para diferentes formatos passa obrigatoriamente por revisão humana. Não existe conteúdo 100% sintético no Tele.Síntese nem em suas redes sociais.
O uso responsável e transparente da IA reforça o compromisso do Tele.Síntese com a qualidade jornalística, sem abrir mão da revisão crítica realizada pela equipe humana, essencial para garantir que todas as publicações mantenham seu padrão reconhecido de confiabilidade e credibilidade.