Telia implanta primeiras redes 5G na Europa em 2018
A Telia está implantando, em parceria com a Ericsson e a Intel, os primeiros projetos de sua rede 5G na Europa, como o fornecimento de conexão de alta velocidade para acesso à internet aos passageiros de um navio de cruzeiro atracado ao porto de Tallinn, capital da Estônia. E, em outro trial, uma escavadeira para construção é controlada remotamente por uma rede 5G. Esses testes são a avant premiére do que o usuário de algumas cidades de países nórdicos terá a partir do ano que vem. A diretora global de redes da Telia, Gabriela Styf Sjöman, disse que pretende, adiantar a implantação do 5G e ter redes operacionais em Estocolmo, Tallinn e Helsinki em 2018.
A implantação antecipada de soluções 5G em situações do mundo real é vital para que a indústria aprenda como as várias tecnologias se integram em diferentes tipos de negócios, em quais ambientes ela se sai melhor e a interoperabilidade entre redes, serviços em nuvem e dispositivos. Em 2016, Telia e Ericsson anunciaram um plano conjunto para permitir que os clientes da operadora possam experimentar serviços 5G em 2018 em Tallinn e Estocolmo. Agora, com a colaboração da Intel, os primeiros exemplos desses serviços entraram em operação.
O ambiente da “vida real” para teste da 5G em Tallinn foi criado no porto da cidade para testar como a nova tecnologia móvel pode fornecer maiores velocidades e mais qualidade à troca de dados. Em setembro, a tecnologia – composta por uma estação base de 5G da Ericsson e a plataforma Intel® 5G Mobile Trial capaz de ampliar a rede móvel da Telia – foi implantada em um navio ancorado ao Porto de Tallinn e permitiu que 2.000 passageiros, além dos próprios sistemas de tecnologia de informação e comunicação da embarcação, tivessem conexão WiFi. Este é o primeiro de muitos exemplos de como as redes 5G fornecerão acesso em situações de transporte, bem como variados serviços gigabit wireless, para os consumidores.
Os participantes do Congresso Digital da União Europeia, que ocorreu na cidade na semana passada, tiveram a oportunidade de experimentar como é controlar máquinas remotamente – no caso, uma escavadeira –, usando dispositivos de realidade aumentada e um link ultrarrápido. O teste mostrou como um operador pode trabalhar com escavadeiras em ambientes arriscados, a partir do conforto e da segurança de seus escritórios, usando controles remotos em redes 5G, e destacou os recursos e oportunidades que a tecnologia trará para ambientes industriais difíceis ou perigosos.
Arun Bansal, responsável pelas operações da Ericsson na Europa e América Latina, diz: “Nosso próprio relatório sobre o potencial da 5G para os negócios identifica uma grande oportunidade para as operadoras de telecomunicações de todo o mundo que vislumbram a digitalização da indústria com a 5G. Prevemos que elas podem se beneficiar de uma oportunidade de mercado de US$ 582 bilhões até 2026, o que representa um potencial de crescimento de 34% nas receitas. Aproveitar esse potencial de mercado requer investimentos na tecnologia 5G, bem como no desenvolvimento de negócios e modelos para lançamento no mercado.” (Assessoria de Imprensa)