Telefônica vende torres por R$ 760 milhões
A Telefônica Brasil avisou o mercado nesta sexta-feira, 01, que vendeu 1.655 de suas torres para a Towerco Latam Brasil, empresa controlada indiretamente pela matriz espanhola da operadora. Pelos ativos, a Towerco pagará R$ 760 milhões.
A venda não altera o uso das torres pela Telefônica para oferta de telefonia móvel. Também ficou firmada a locação de espaço nas torres por meio de contrato de longo prazo, com condições para a ampliação do espaço alugado. Segundo a Telefônica, “a transação tem como objetivo otimizar a alocação de capital da Companhia, gerando valor aos seus acionistas”.
A Towerco é nome no Brasil da Telxius, a empresa que vai reunir os ativos de infraestrutura do grupo Telefónica no mundo. A Telxius foi criada em fevereiro, e é comandada pelo ex-CFO da Telefônica Brasil, Alberto Horcajo.
Assembleia
A Telefônica Brasil também anunciou que a assembleia geral extraordinária de acionistas realizada hoje aprovou a reestruturação societária da companhia. A reestruturação vai fundir a GVTPar e GVT S.A. à Telefônica, deixando os ativos que não sejam de telecomunicações do grupo GVTPar em outra empresa, a Pop Internet.