Telefónica Tech firma acordo global de segurança cibernética com o banco BBVA

Com o uso de IA, unidade de TI da operadora vai automatizar os processos de prevenção de ameaças cibernéticas do banco; parceria também prevê inauguração de centro de cibersegurança no México
Telefónica Tech firma parceria global de cibersegurança com BBVA
Telefónica Tech vai fornecer rede de segurança cibernética ao BBVA (crédito: Freepik)

A Telefónica Tech, braço de TI e transformação digital da operadora espanhola, vai fornecer serviços de segurança cibernética para o banco BBVA. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 22, as empresas ressaltaram que a parceria visa a fortalecer o uso de Inteligência Artificial (IA) e automatizar processos de prevenção de ameaças cibernéticas.

O contrato também prevê a criação de um centro especializado em cibersegurança no México, que atuará ao lado do Centro Global de Cibersegurança do BBVA na Espanha. As operações combinadas devem permitir que a rede de segurança funcione de forma abrangente em todo o mundo.

Conforme o acordo, o banco terá acesso às soluções mais recentes da Telefónica Tech, como as dotadas de IA para detectar, identificar e responder a possíveis ameaças, além de monitorar as atividades de ataques cibernéticos.

Na prática, a unidade de TI da operadora vai oferecer quase cinquenta serviços com foco em segurança para cada elemento operacional e de negócios do banco, incluindo soluções para antecipação de ameaças, definição de táticas operacionais, estratégias para reforçar a resiliência da instituição e proteção para centros de processamento de dados.

Centro de cibersegurança

Segundo a empresa de TI, o novo centro especializado em segurança cibernética estará totalmente operacional ainda neste mês de julho. Os dois hubs – o novo, no México, e o já existente, na Espanha – contarão com cerca de 200 profissionais de cibersegurança da Telefónica Tech.

A equipe vai trabalhar em conjunto com profissionais do BBVA para prestar o serviço de abrangência global. A expectativa é de que se torne uma das maiores operações de cibersegurança para o setor financeiro do mundo.

“Estes dois hubs especializados em cibersegurança são únicos no setor financeiro e representam um novo passo para proteger as nossas infraestruturas com os mais recentes avanços tecnológicos”, diz Sergio Fidalgo, CISO Global do BBVA, em nota.

No mesmo comunicado, a Telefónica Tech informou que o reforço de proteção digital dos clientes do banco chegará aos mais de 25 países nos quais a instituição financeira atua.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111