Telefónica fecha contratos com Ericsson e Nokia

Ericsson fará virtualização de funções de rede prevista no projeto UNICA, enquanto Nokia ampliará capacidade de rede na Espanha

O grupo Telefónica fechou contratos com Ericsson e Nokia para modernizar sua rede em todo o mundo. Os anúncios aconteceram no MWC 2016, congresso mundial de telefonia móvel.

A operadora chamou a Ericsson para virtualizar as funções de rede (NFV) em todos os países em que atua, dentro do projeto UNICA. O primeiro país a ter NFV funcionando, até o final de 2016, será a Alemanha. A HP faria essa implementação, mas problemas na entrega da tecnologia levou a operadora a buscar novo fornecedor.

O projeto UNICA prevê a virtualização de todas as funções de rede da operadora, resultando na automação de todas as operaçõres da companhia. Pelo contrato, a Ericsson fornecerá sistemas de data center, gerenciador de nuvem, ambiente de execução em nuvem baseado em OpenStack, soluções de redes definidas por software. Também fará a integração e suporte dos serviços na Alemanha. As empresas avisam, em comunicado, que o UNICA terá, ainda, outros fornecedores. Valores do contrato não foram revelados, nem data para a virtualização em outros países onde a operadora atua.

Já a Nokia foi contratada para ampliar a capacidade da rede da Telefónica com soluções de núcleo de rede IP e roteador virtualizado. As melhorias tem o objetivo de preparar a rede para transporte intensivo de vídeos em resolução ultra HD, serviços de internet das coisas, em nuvem e 5G. A parceria é apenas para Espanha. Valores e prazos também não foram revelados. (Com assessoria de imprensa)

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 529