Telefónica e Nokia unem forças no mercado de redes privativas 5G

Acordo de três anos envolve cerca de 100 soluções da Nokia relacionadas a demandas corporativas; serviços devem integrar ofertas da unidade móvel e B2B da tele na Espanha
Telefónica e Nokia fecham acordo para explorar mercado de redes privativas
Telefónica e Nokia miram mercado de redes privativas em nova parceria (crédito: Freepik)

A Telefónica e a Nokia anunciaram, nesta segunda-feira, 1º, um acordo de três anos para impulsionar o mercado de redes privativas 5G na Espanha. A fornecedora finlandesa deve colaborar com a unidade de telefonia móvel e o braço de serviços corporativos da operadora espanhola, com foco nas divisões de Internet das Coisas (IoT) e Big Data.

Por meio da parceria, a tele, dona da brasileira Vivo, terá acesso a cerca de 100 soluções da Nokia relacionadas com digitalização na nuvem, redes móveis privativas, computação de borda para indústria e dispositivos para operações industriais.

A Nokia ressaltou que os serviços serão disponibilizados pelos seus departamentos Digital Automation Cloud (DAD), Modular Private Wireless (MPW) e MX Industrial Edge (MXIE). Além disso, as soluções serão implantadas para atender necessidades de missões críticas, como portos, manufaturas e logística, com a finalidade melhorar a produtividade, a segurança dos trabalhadores e a sustentabilidade do mercado espanhol.

A expectativa das companhias é de que a parceria impulsione as operações destinadas à Indústria 4.0, com apoio de soluções orientadas por dados e reforço das capacidades da rede da Telefónica. Em comunicado, também indicam que o acordo deve abrir o caminho para aumentar os casos de uso de 5G na indústria.

A Nokia já implantou redes de missão crítica para mais de 2,6 mil clientes corporativos em todo o mundo, passando por segmentos como transporte, energia, grandes empresas, manufatura, webscale e setor público. A fornecedora também colabora com mais de 730 mil clientes privados em serviços sem fio.

O diretor de Negócios da Telefónica Espanha, Adrián García Nevado, ressaltou, em nota, que a colaboração com a Nokia está alinhada com o objetivo da operadora de fortalecer a indústria com tecnologia de ponta, incluindo o uso de Inteligência Artificial (IA).

Há cerca de uma semana, a Nokia e a Telefónica anunciaram uma união de forças para estimular a adoção de APIs de rede relacionadas à tecnologia 5G standalone.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 873