Telecom Italia dá pontapé inicial à separação estrutural de ativos
A Telecom Itália notificou a AGcom, reguladora do mercado italiano de telecomunicações, sobre o início da separação estrutural do negócio de redes de acesso do restante da companhia. A medida atende a pressões do governo, que queria evitar a interferência de empresas estrangeiras sobre ativos estratégicos de comunicações.
De acordo com o comunicado, a Telecom Italia decidiu fazer a separação de da infraestrutura de rede de acesso de maneira voluntária. A empresa que surgirá será 100% controlada pela Telecom Italia. A rede poderá ser usada por concorrentes, que terão o direito de adquirir capacidade no atacado, inclusive a própria TIM. A nova empresa se chamará, por enquanto, NetCo.
O comunicado ainda não revela, no entanto, o perímetro de rede que será separado, nem quanto tempo o processo levará. Além do acesso na casa dos clientes, a NetCo será dona de todos os equipamentos eletrônicos e edifícios usados para funcionamento da rede. Também terá recursos humanos próprios, separados dos contratados pela Telecom Italia (dona da TIM Brasil).