Telecom Italia dá pontapé inicial à separação estrutural de ativos

Regulador italiano recebeu notificação, e operadora inicia processo de legar rede de acesso a uma empresa independente, 100% controlada pela própria Telecom Italia.

TeleSintese-Conexao-rede-abstrata-Fotolia_143312309

A Telecom Itália notificou a AGcom, reguladora do mercado italiano de telecomunicações, sobre o início da separação estrutural do negócio de redes de acesso do restante da companhia. A medida atende a pressões do governo, que queria evitar a interferência de empresas estrangeiras sobre ativos estratégicos de comunicações.

De acordo com o comunicado, a Telecom Italia decidiu fazer a separação de da infraestrutura de rede de acesso de maneira voluntária. A empresa que surgirá será 100% controlada pela Telecom Italia. A rede poderá ser usada por concorrentes, que terão o direito de adquirir capacidade no atacado, inclusive a própria TIM. A nova empresa se chamará, por enquanto, NetCo.

O comunicado ainda não revela, no entanto, o perímetro de rede que será separado, nem quanto tempo o processo levará. Além do acesso na casa dos clientes, a NetCo será dona de todos os equipamentos eletrônicos e edifícios usados para funcionamento da rede. Também terá recursos humanos próprios, separados dos contratados pela Telecom Italia (dona da TIM Brasil).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122