Nvidia e os supercomputadores da Petrobras

Estatal investirá R$ 500 milhões em novos modelos equipados com mais de 2 mil GPUs H100

A tecnologia da Nvidia equipará a nova aquisição de cinco supercomputadores para o parque tecnológico da Petrobras. O investimento de R$ 500 milhões da estatal inclui a integração de 2.106 GPUs H100, da família Hopper, com 80 GB cada, no projeto.

Tecnologia de supercomputadores da Petrobras são da Nvidia
Supercomputadores da Nnivia entrarão em operação em 2025 na Petrobras | Imagem: Felipe Gaspar/Agência Petrobras

As novas máquinas, adquiridas da Lenovo, vencedora da licitação, começarão a ser montadas este ano e entrarão em operação em 2025. De acordo com a Nvidia, as máquinas serão empregadas pela Petrobras na análise de dados sísmicos e na criação de imagens tridimensionais do subsolo. A tecnologia permitirá a elaboração de mapas geológicos mais precisos para a localização de reservatórios de petróleo e gás. Além disso, a empresa de tecnologia observa que a atualização e ampliação da capacidade de processamento de dados geofísicos e geológicos proporcionarão resultados mais rápidos e precisos, especialmente para desafios em águas ultra profundas e áreas exploratórias, como o pré-sal e a Margem Equatorial.

O novo supercomputador, com aproximadamente 50 toneladas e 50 metros de comprimento, atingirá cerca de 73 PFlops FP64 (ou 143 PFLOPS Rpeak). Quando concluída, a instalação substituirá os clusters Fênix, Atlas e Dragão, entre outros, que serão desativados.

Segundo a empresa de tecnologia, o supercomputador provavelmente será o maior da América Latina e foi projetado com foco na sustentabilidade. Ele utiliza tecnologias que maximizam o desempenho energético, como é o caso da escolha da GPU NVIDIA H100, o que contribui o para diminuir a pegada de carbono em operações de inteligência artificial. Além disso, as otimizações também reduzem a necessidade de sistemas de resfriamento intensivo, aprimorando a eficiência térmica. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111