Solução da QI Tech integra dados do Open Finance a motor de crédito

Com a ferramenta, fintech que oferece infraestrutura abrangendo desde soluções bancárias, de crédito e antifraude, busca fortalecer posição como one-stop-shop para serviços financeiros

Uma ferramenta que integra nativamente dados de Open Finance ao motor de crédito e verificação Know Your Client (KYC) está entre uma das mais recentes soluções lançadas pela QI Tech. Voltada para instituições financeiras e empresas que querem oferecer crédito a seus clientes, a ferramenta foi desenvolvida com o intuito de dar mais acurácia e agilidade à análise de crédito.

“Para quem vai conceder o crédito, a análise fica mais robusta, permitindo enxergar a saúde financeira do cliente com mais clareza, em vez de se basear em dados presumidos”, afirma Ricardo Alfaro, sócio da QI Tech. “Isso é vantajoso para ambos os lados. A instituição financeira tem uma visão mais realista sobre seu cliente e, por outro lado, ele pode conseguir condições melhores de crédito”, completa.

Solução da QI Tech integra dados do Open Finance a motor de crédito
Alfaro, da QI Tech: “Análise fica mais robusta” | Foto: divulgação

Em outras palavras, isso significa que a solução, ao utilizar as informações de um cliente que deu consentimento no Open Finance, e integrá-las ao motor de crédito, apresenta uma análise que reflete a real e mais atual situação financeira no momento da solicitação de crédito.

Além disso, a ferramenta desenvolvida pela QI Tech pode ser personalizada, sem precisar de um programador para modificar códigos, como acontece com vários motores de decisão.

“É a instituição financeira quem define a sua política de crédito. A ferramenta possui uma série de caixinhas com os critérios de decisão que podem ser arranjadas, permitindo 100% de personalização das regras. Além disso, o usuário da solução é quem escolhe o que quer validar automaticamente”, explica o executivo.

 One-stop-shop

De acordo com o Alfaro, o lançamento da ferramenta faz parte da estratégia da QI Tech de fortalecer seu papel como one-stop-shop para serviços financeiros. “Queremos ser o lugar onde a empresa possa encontrar desde estrutura para conta digital, emissão de crédito, reconhecimento facial etc.”, diz o executivo.

Fundada em 2018, a fintech tem uma infraestrutura que abrange desde soluções bancárias (banking as a service), de crédito (lending as a service) e antifraude, com tecnologias como reconhecimento facial e análise de dados para cadastro de clientes. Tudo isso pode ser adotado por instituições financeiras ou as mais variadas empresas que queiram ofertar algum serviço financeiro a seus clientes.

A Vivo Pay, controlada pela operadora Vivo, por exemplo, é uma das clientes da fintech. “A empresa faz a concessão de crédito, atuando no front com o cliente, e a QI Tech atua no back, oferecendo toda a parte instrumental”, explica Alfaro.

Para prestar esses serviços, a QI Tech é homologada pelo Banco Central (BC) e foi, inclusive, a primeira fintech a receber autorização para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), em 2019. Mais recentemente, também se tornou a primeira autorizada como distribuidora de títulos e valores mobiliários (DTVM), chancelada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

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Simone Costa

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