Google altera plataforma de e-commerce no Brasil já de olho na Black Friday
O Google informou que, a partir de outubro, os lojistas no Brasil que usam a plataforma para divulgar produtos terão um recurso que destaca opções mais atrativas de envio das mercadorias, como frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita. A intenção da companhia é disponibilizar a aplicação antes da Black Friday, que ocorre, neste ano, em 24 de novembro.
O novo recurso, chamado “Anotações de Frete”, estará disponível no mês que vem por meio do Google Merchant Center, ferramenta que permite que produtos anunciados em plataformas de comércio eletrônico sejam mostrados aos consumidores após o uso do serviço de busca.
Ao utilizar a nova funcionalidade, o lojista pode sinalizar que o produto tem uma condição diferenciada de frete, aumentando as chances de concretizar uma venda. Segundo uma pesquisa realizada pela Offerwise a pedido da big tech, o custo do frete está entre os cinco aspectos mais importantes para o consumidor definir onde vai comprar um produto.
De acordo com o Google, a experiência com o recurso “Anotações de Frete” em outros países mostra que os cliques nas ofertas aumentam em até 10% com a ativação da etiquete que indica alguma condição especial de entrega.
Na prática, para usar a ferramenta, o lojista deve informar, dentro do Merchant Center, os seguintes atributos logísticos do produto: custo do frete, tempo de entrega, janela e custo de devolução.
O Google espera que, com as informações de frete mais destacadas, os consumidores possam tomar decisões mais assertivas ao navegar por seus serviços na web.
“Nossa expectativa é que este novo recurso tenha um impacto significativo nas empresas que exibem os seus produtos no Google Shopping, principalmente neste período de Black Friday, pois tem o potencial de aumentar as vendas”, afirma Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil, em nota.