Siga Antenado busca apoio de prefeitos para acelerar troca de parabólicas
A Siga Antenado, organização responsável por substituir parabólicas tradicionais por modelos digitais para a população de baixa renda, participa, nesta semana, da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento também conhecido como Marcha dos Prefeitos, na capital federal. O objetivo da organização é obter apoio das prefeituras para acelerar a troca dos equipamentos.
Em nota, a entidade também diz que busca conscientizar os municípios sobre a importância da substituição das antenas, além de informar a população sobre o desligamento do sinal de TV das parabólicas tradicionais, uma vez que a frequência usada passa a ser ocupada pelo 5G, à medida que a tecnologia de telefonia móvel é ativada nas cidades do País.
Na prática, o sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) está sendo migrado para o das parabólicas digitais (banda Ku), de modo que a população não fique sem acesso à TV aberta.
Em março, a organização anunciou que concluiu, com quase dois anos de antecedência, o processo de mitigação de interferências na faixa de 3,5 GHz (usada pelo 5G) em todos os 5.570 municípios do País. Até o momento, a Siga Antenado já instalou gratuitamente mais de 2,7 milhões de kits com o novo equipamento.
“A participação ativa na Marcha dos Prefeitos é uma oportunidade essencial para sensibilizar os líderes municipais sobre a importância de informar a população sobre a urgência da substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital, evitando que as famílias fiquem sem sinal de TV, que muitas vezes é o único meio de informação e entretenimento disponível”, afirma o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra.
Vale lembrar que, no segundo semestre deste ano, a população brasileira vai às urnas eleger prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos – e também é de interesse das autoridades a disponibilização das tecnologias mais modernas de telefonia móvel e de TV aberta.
A Siga Antenado é o nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa (EAF), organização criada por Claro, TIM e Vivo, vencedoras da licitação nacional do 5G, para limpar a faixa de 3,5 GHz, auxiliar a população de baixa renda na migração do sinal de TV e ativar a tecnologia celular em todo o território brasileiro. Para tanto, a entidade conta com um orçamento de R$ 6,3 bilhões – o montante também é destinado a outras ações, como a instalação de infovias na região Norte.
Troca gratuita de antena
A Siga Antenado substitui, gratuitamente, as parabólicas tradicionais por digitais de famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo federal (Cadúnico). Os moradores precisam entrar em contato com a organização para fazer o agendamento do serviço. Para a troca, é exigido que a parabólica tradicional esteja funcionando.