SES lança satélites 7 e 8 da constelação O3b mPOWER
A operadora europeia SES realizou o lançamento de mais dois satélites O3b mPOWER, ampliando o número de equipamentos dessa constelação no espaço para oito. As unidades decolaram a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). O lançamento ocorreu na terça-feira, 17, por volta das 17:26 no horário local.
Liftoff! pic.twitter.com/BhsixEo7Vw
— SpaceX (@SpaceX) December 17, 2024
A empresa informou que os satélites de número sete e oito contam com módulos de energia de carga útil redesenhados. A nova configuração faz parte de um plano de mitigação de falhas encontradas nos quatro primeiros equipamentos lançados ao espaço.
Inclusive, por conta da perda de capacidade dos primeiros satélites, a constelação, que seria formada por 11 artefatos, terá 13 unidades operando na órbita média da Terra (MEO, na sigla em inglês) quando estiver completa. Pelo cronograma da empresa, os cinco satélites O3b mPOWER restantes, ainda em fabricação, serão lançados ao longo dos próximos 18 meses.
Os satélites recém-lançados adicionarão capacidade incremental à constelação já em operação. A Claro Brasil está estre os principais clientes do serviço da SES. Vale lembrar, a mPOWER é a segunda geração de satélites MEO da empresa com sede em Luxemburgo.
“O3b mPOWER é nossa constelação de satélites mais poderosa, tecnicamente avançada e flexível no espaço. À medida que aumentamos o número de satélites em nossa constelação, também aumentamos exponencialmente a capacidade e a eficiência de nossa rede”, disse Adel Al-Saleh, CEO da SES, em nota.
“Desde o início do serviço do O3b mPOWER no início deste ano, vimos como ele se tornou parte integrante da experiência de conectividade de nossos clientes. Também aprendemos muito e colocamos todos esses insights em prática à medida que progredimos em nossa jornada de inovação para ampliar nossos serviços e atender até mesmo aos requisitos mais sofisticados de nossos clientes”, acrescentou o executivo.