SES e Starlink integram satélites em oferta de banda larga para cruzeiros

Pacote de conectividade combina constelações de média órbita (MEO) da SES e de baixa órbita (LEO) da SpaceX; planos de 3 Gbps e 1,5 Gbps por navio serão lançados no quarto trimestre deste ano
SES e Starlink lançam pacote de banda larga via satélite para cruzeiros
Pacote de conectividade para cruzeiros integra sinais das constelações da SES e da Starlink (crédito: SES/Divulgação)

A operadora de satélites SES anunciou, nesta quinta-feira, 14, uma parceria com a SpaceX para ofertar uma solução conjunta de conectividade para navios de cruzeiros. O pacote de banda larga integra as capacidades das constelações de baixa órbita (LEO), da SpaceX, e de média órbita (MEO), da SES.

Batizada de SES Cruise mPOWERED + Starlink, a oferta será lançada no quarto trimestre deste ano e disponibilizada em planos de 3 Gbps e 1,5 Gbps por navio. A empresa com sede em Luxemburgo será a responsável pela comercialização do produto.

A solução, na prática, combina o sinal disponibilizado pelos satélites da Starlink, projeto da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, com a constelação O3b mPOWER, a qual a SES planeja pôr em operação no fim deste ano.

A frota, que será composta por 11 artefatos, trata-se da segunda geração de satélites MEO da SES. A expectativa é de que, com mais capacidade, a companhia ganhe mercado e habilite o uso de tecnologias de ponta.

Em comunicado, a operadora luxemburguesa ressalta que os investimentos no setor de cruzeiros cresceram desde a pandemia de covid-19. Dessa forma, com mais serviços tecnológicos a bordo, os navios dependem, cada vez mais, de conectividade sempre ativa e alto desempenho. Nesse sentido, o pacote conjunto das empresas satelitais deve entregar baixa latência e velocidades mais rápidas.

“Na SES, nos esforçamos para fornecer uma experiência de conectividade de classe mundial para nossos clientes de cruzeiros e oferecer o mesmo nível de serviço que eles desfrutariam em terra”, disse John-Paul Hemingway, diretor de Estratégia da SES, em nota.

O executivo, além disso, destaca que, com a parceria com a Starlink, a operadora fortalece a sua rede, ao incluir satélites LEO na oferta de banda larga. A empresa europeia opera satélites próprios de média órbita e geoestacionários (GEO).

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087