Serviços de informação e comunicação crescem 9,2% em um ano

Segundo IBGE, o impulso veio do aumento da receita em algumas áreas, como telecomunicações, portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, desenvolvimento e licenciamento de software

Serviços de informação e comunicação crescem 9,2% em um ano
Entre setembro de 2023 e o mesmo mês de 2024, os serviços de informação e comunicação tiveram um crescimento de 9,2%. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira, 13 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, entre as cinco atividades investigadas, o setor foi o que mais exerceu influência no crescimento de serviços em geral, que avançou 4% no mesmo período. O impulso veio, principalmente, do aumento da receita em telecomunicações, portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet, atividades de TV aberta, consultoria em tecnologia da informação, bem como no desenvolvimento e licenciamento de softwares.

No acumulado de janeiro a setembro, informação e comunicação aumentaram 6,1%. Já em setembro, o setor avançou 1% na comparação com o mês anterior. O resultado positivo vem depois de um recuo de 0,9% em agosto, puxado para baixo, principalmente, por telecomunicações (- 0,7%). Em setembro, serviços de telecom também se recuperaram e apresentaram crescimento de 0,7%.

Resultado geral

Em setembro, o setor de serviços como um todo avançou depois da queda de 0,3% em agosto. O IBGE observa que, com isso, o setor renova o ponto mais alto de sua série, superando em 0,6% o patamar anterior mais elevado, registrado em julho de deste ano.

“Em setembro, tivemos vários setores que impulsionaram o volume de serviços, como empresas de engenharia, de produção de festivais musicais, de transporte dutoviário, e edição de livros integrados à impressão. Por outro lado, temos visto incrementos de receita mais constantes em tecnologia da informação, agenciamentos de espaços de publicidade em mídias digitais, intermediação de negócios por aplicativos ou plataformas e-commerce e administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade”, observa Rodrigo Lobo, gerente da PMS. (Com informações da Agência IBGE)

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Redação DMI

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