Serviço de informação “escapa” do tombo do PIB do ano passado
O Produto Interno Bruto (PIB), soma de toda a riqueza do país, fechou 2015 com uma queda de 3,8%, pior resultado dos últimos 25 anos. O segmento de serviço de informação (que inclui as telecomunicações, TI e agências de publicidade e notícias) acabou “escapando” dessa recessão econômica e apresentou uma queda de 0,3% durante todo o ano passado, conforme divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Além dos serviços de informação, que quase não registraram perdas no ano passado, só tiveram resultado positivo a indústria extrativa mineral, agropecuária, imobiliária, intermediação financeira e saúde e educação. Os demais segmentos apresentaram fortes quedas. Em valores correntes, o PIB fechou o ano passado em R$ 5,904 trilhões.
Mas no último trimestre do ano, o desempenho do segmento de serviços de informação já demonstra aceleração da retração do mercado, quando caiu 3%. A retração da economia em 2015 reflete retrações em praticamente todos os setores da economia, com destaque para Formação Bruta de Capital Fixo (investimento em bens de capital), com queda de 14,1%.