Serpro busca parceiros para ofertas de serviços IoT
O Serpro publicou, nesta segunda-feira, 24, três chamamentos públicos eletrônico com o objetivo de habilitar empresas com potencial de construção de serviço(s) em parceria, considerando oportunidades futuras de negócio em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). A primeira trata de solução de gerenciamento de dispositivos IoT (Plataforma IoT).
A empresa habilitada deverá ser capaz de operar de forma integrada a arquitetura conceitual de soluções IoT do Serpro que especifica uma solução de Gerenciamento de Dispositivos IoT integrada de sistemas, serviços e conectores de softwares para dar suporte a todas as iniciativas da estatal, que envolvam o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados para dispositivos sob protocolos mqtts, mqtt, Lightweight M2M, http, https, CoAp, Websocket, AMQP, XMPP, STOMP, SSI e protocolos legados
O segundo chamamento, prevê a construção de parcerias para solução de serviços relacionados ao provimento de dispositivos embarcados para solução de IoT. A empresa habilitada por esse processo tem, em futura oportunidade de soluções IoT prospectadas, a responsabilidade conjunta com o Serpro no desenvolvimento, entrega e prestação de suporte de todas as placas dos dispositivos de Internet das Coisas personalizadas com base nos requisitos de interface, processamento e periféricos específicos, como também considerando a análise de riscos e restrições de orçamento.
O terceiro chamamento diz respeito a parcerias na disponibilização de soluçãol de comunicação de redes especialistas para IoT. A infraestrutura de comunicação deve conectar múltiplas variedades de serviços e dispositivos de forma dinâmica. É fundamental que solução de rede seja flexível, escalável e segura com capacidade de operar, oferecer gerenciamento e garantir análise dos dados em tempo real, multiprotocolar, independente da camada física e padrões. Deve-se procurar promover a padronização e a interoperabilidade dos componentes das soluções de IoT, a fim alcançar mais rapidez de desenvolvimento de novos serviços, aplicações e motivar a iniciativa de capacidade de inovação em IoT.
As empresas interessadas devem enviar as documentações até o dia 14 de junho para o e-mail [email protected]. Os editais poderão ser consultados na página da estatal.