Senadora dos EUA propõe lei para fatiar gigantes da internet

Elizabeth Warren, candidata democrata às eleições de 2020, quer que empresas "utilitárias de tecnologia" com mais de US$ 25 bilhões escolham entre o mercado online, de troca ou de conexão de terceiros.

A senadora norte-americana Elizabeth Warren, candidata democrata à presidência em 2020, apresentou uma proposta para fatiar os gigantes da tecnologia como Amazon (AMZN -2%), Facebook (FB -1%) e Google (GOOGL -0,9%) como parte de “grandes mudanças estruturais no setor de tecnologia para promover mais concorrência ”.

Warren quer que a legislação designe certas empresas de OTT (Over The Top) como “utilitários de plataforma”, que seriam definidos pela receita anual global de US $ 25 bilhões e “oferecer ao público um mercado online, de troca ou uma plataforma para conectar terceiros”.

Os utilitários da plataforma seriam proibidos ser o dono da plataforma e não poderiam transferir dados para terceiros. Reguladores e partes privadas poderiam  processar as empresas  por violações às novas regras sugeridas.

Exemplos fornecidos pela senador incluem o Amazon Marketplace e sua marca interna AmazonBasics e o setor de buscas do Google ou a Apple, que teria que escolher entre administrar a App Store ou criar aplicativos. (com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111