Satélite SES-14 entra em operação
A SES anunciou hoje (4) que o satélite SES-14, posicionado a 47,5º Oeste, está operacional. O equipamento cobre América Latina, Caribe, América do Norte, Atlântico Norte e África Ocidental com feixe amplo das bandas C e Ku. Também tem cobertura em feixes spots HTS de banda Ku.
O SES-14 a 47,5 graus Oeste está substituindo e incrementando os serviços atualmente fornecidos pelo satélite NSS-806. A licença para operar nesta posição orbital brasileira foi o resultado da participação bem-sucedida da SES em um leilão de espectro em 2014.
Segundo a empresa, o satélite será usado para atender os mercados residencial (com DTH), aeronáutico e marítimo. A empresa também vai usá-lo para venda de serviços de backhaul para redes celulares.
Esse é o segundo satélite híbrido da SES para atender as Américas, sendo o SES-15, lançado em 2017, o primeiro.
O satélite transporta uma carga útil hospedada para a missão Global-scale Observations of the Limb and Disk (GOLD) da NASA. O GOLD fornecerá imagens inéditas da atmosfera superior da terra a partir da órbita geoestacionária para aprofundar a compreensão dos cientistas sobre a fronteira entre a terra e o espaço.
Martin Halliwell, Chief Technology Officer da SES, afirmou: “O SES-14 é essencial para a futura trajetória de crescimento da SES e faz parte da nossa estratégia contínua, que tem como objetivo o desenvolvimento de capacidades inovadoras para mercados específicos e em crescimento”.
O SES-14 foi lançado em um foguete Ariane 5 do Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa. O SES-14 é um satélite totalmente elétrico construído pela Airbus Defence and Space. O satélite também possui um Processador Digital Transparente (DTP), que aumenta a flexibilidade da carga útil e fornecerá soluções de conectividade personalizadas para os clientes da SES. (Com assessoria de imprensa)