Satélite Amazonas 5 entra em serviço

Satélite estava em testes desde 12 de setembro, quando foi colocado em órbita. Nave tem capacidade nas bandas Ku e Ka.

amazonas 5

O satélite Amazonas 5 da Hispamar chegou na última quinta-feira, 2, à sua posição orbital definitiva, em 61º Oeste, e começou a operar. Lançado no dia 12 de setembro, o Amazonas 5 é o décimo primeiro satélite da frota da Hispasat.

Construído pela Space Systems Loral (SSL) em Palo Alto (Califórnia), o Amazonas 5 tem cobertura sobre todo o continente americano e conta com uma vida útil estimada de 15 anos. A Hispamar, filial brasileira da Hispasat, é a empresa encarregada da operação do satélite.

A grande capacidade tecnológica do Amazonas 5 lhe permite oferecer uma ampla gama de serviços de comunicação, tanto em banda Ku como em banda Ka. O novo satélite oferece serviços de DTH (Direct to Home) em banda Ku, banda para transmissão de 500 novos canais na América Latina.

A empresa estima, também, que os feixes em banda Ka prestarão serviços de conectividade de banda larga a mais de meio milhão de pessoas em vários países da América Central e do Sul. O Amazonas 5 também oferecerá às operadoras serviços
de transmissão e backhaul para implantar as suas redes celulares. (Com assessoria de imprensa)

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122