SAS traz várias palestras e demos de IA generativa para o sistema financeiro

Em seu estande no Febraban Tech 2024, SAS aponta os diversos benefícios da inteligência artificial para bancos e alerta para os cuidados em relação à privacidade e à importância de uma visão única do cliente

palestras SAS

O SAS, líder em dados e IA, participa do FEBRABAN TECH 2024, de 25 a 27 de junho, em São Paulo, com um estande de 50 metros quadrados. A empresa levará ao evento as últimas novidades de dados e IA para o setor financeiro, com palestras e demos focadas no uso da IA generativa para garantir produtividade na gestão de risco, prevenção a fraudes, relacionamento com os clientes, e a necessidade de ter uma inteligência unificada para tomada de decisões, entre outros temas.

Ter uma IA confiável é fundamental para garantir que os bancos desenvolvam e implementem estratégias de IA de forma ética, por isso o tema também está na agenda. Além disso, para o SAS, dados e IA podem ajudar empresas do setor financeiro a melhorar a tomada de decisões, mas é preciso ter uma visão integrada e unificada para atingir melhores resultados. “Os bancos têm, hoje, mais dados do que nunca. Usar essas informações de forma integrada, com uma inteligência unificada, dá aos executivos uma visão única dos clientes, permitindo a tomada de decisões mais rápidas e mais eficientes”, analisa Andre Novo, Country Manager do SAS no Brasil.

Pensando nisso, no primeiro dia do evento, às 14h20, haverá uma palestra no estande do SAS com o tema “Inteligência unificada: revolucionando a tomada de decisão na era da IA generativa”, com Ricardo Saponara, líder da prática de Prevenção a Fraudes, Abusos, Desperdícios e Crimes Financeiros para a região Américas do SAS. A palestra abre as apresentações de 20 minutos que ocorrerão no estande ao longo dos três dias, totalizando dez temas diferentes (confira programação completa abaixo e saiba mais aqui).

IA generativa aplicada ao risco de crédito, prevenção a fraudes e ao marketing bancário também são destaques na agenda de palestras. Um estudo recente do SAS constatou que organizações norte-americanas demonstram entusiasmo com o potencial da IA generativa para aumentar a produtividade dos negócios e das pessoas, mas os líderes veem ainda falta de entendimento sobre o tema. O objetivo das apresentações é diminuir essa lacuna no setor financeiro e trazer conhecimento sobre como a IA pode trazer benefícios, na prática.

Além disso, o Relatório de Benchmarking de Tecnologia Antifraude de 2024 do SAS, em parceria com a Associação de Investigadores de Fraudes Certificados (ACFE), mostra que globalmente 83% dos profissionais antifraude planejam incluir a IA Generativa em seu arsenal antifraude nos próximos dois anos. Na América Latina, 46% pretendem adotar IA e machine learning nos próximos 2 anos, percentual maior que o global (32%). Nesse ritmo, o uso de IA/ML em programas antifraude praticamente triplicará até o final do próximo ano.

“É essencial que organizações que querem se manter competitivas e relevantes entendam o potencial da genAI. Neste cenário, a escolha das ferramentas e fornecedores de IA deve ser guiada pelas necessidades reais da organização, e os tomadores de decisão precisam selecionar plataformas que sejam escaláveis e integradas facilmente às operações existentes”, orienta Andre Novo.

Também estarão presentes no estande do SAS os parceiros GMW consultoria, KPMG, PMGT, Vert Analytics e Viwsec.

Agenda de palestras SAS no FEBRABAN TECH 2024:

 25 DE JUNHO

14h20-14h40: Inteligência unificada: revolucionando a tomada de decisão na era da IA generativa – Ricardo Saponara

15h40-16h: Transformando o risco de crédito com IA generativa – Jackelyne Reis

17h-17h20: Pontes para a segurança: colaboração entre governo, instituições e tecnologia – Mauro Souza

 

26 DE JUNHO

11h40-12h: Como inovar com IA responsável e ética – Larissa Lima

14h20-14h40: SAS Viya Copilot e SAS Data Maker levam IA generativa para o dia a dia do desenvolvedorIgor Dsiaducki e Lucas Caetano

15h40-16h: Resolução CMN nº 4.966: como transformar o desafio regulatório em oportunidades – Pedro Zanela

16h40-17h: O que é retail media e como os bancos podem explorar seu potencial – Lyse Nogueira

27 DE JUNHO

14h-14h20: Como a IA generativa está revolucionando o marketing bancário – Lyse Nogueira

15h-15h20: Ambiente analítico sob demanda e self service com SAS Viya WorkbenchDiego Costa e Mônica Tanaka

16h-16h20: IA generativa na investigação de casos suspeitos de fraude – Ricardo Saponara

Sobre o SAS

O SAS é líder global em dados e IA. Com o software SAS e nossas soluções específicas para cada indústria, as empresas transformam dados em decisões confiáveis. O SAS dá a você THE POWER TO KNOW®.  Confira o site: www.sas.com/br.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10615