SAS lança ferramenta de IA em combate ao coronavírus
O SAS (Statistical Analysis System) lançou hoje, 28, de ferramenta baseada em inteligência artificial e machine learning que contribuirá na busca e análise de informações e descobertas relacionadas ao Covid-19.
A plataforma analisa milhares de textos, artigos e pesquisas científicas produzidas sobre a doença de modo a fornecer rapidamente respostas para os especialistas. Mais de 50 mil artigos de pesquisa científica sobre o novo e outros coronavírus foram agrupados e disponibilizados em um banco de dados conhecido como CORD-19.
Esses artigos incluem estudos sobre a eficácia do tratamento, o desenvolvimento de vacinas, os esforços de mitigação, além de análise genética e impacto econômico. A tecnologia permitirá analisar com mais agilidade o grande número de literatura científica disponível.
“A apuração eficaz de textos não estruturados da literatura científica requer tempo e grande mobilização de pessoal, que demanda necessidade de conhecimentos aprofundados no assunto, para categorizar e determinar a efetiva relevância”, relata Mark R. Cullen, professor de Medicina da Universidade de Stanford e Presidente do Comitê Diretor Científico de Banco de Dados de Pesquisa Covid-19.
O sistema com processamento de linguagem natural e regras linguísticas permite a exploração de assuntos como período de incubação, variações genéticas e avaliação de riscos. Além de disponibilizar a visualização de palavras-chave e dados quantitativos resumidos.
Segundo Cullen, a solução os ajuda a entender a eficácia dos tratamentos ou compreender melhor as variáveis genéticas nas mutações do vírus.
Em resposta ao Covid-19
A companhia também lançou a Análise de Cenário Epidemiológico Covid-19. Classificado como um ambiente interativo que se baseia em modelos de otimização de recursos médicos criados em conjunto com a Cleveland Clinic. Os modelos executam diferentes cenários de projeção de vírus para prever o impacto de um surto de doença e quantificar a eficácia das estratégias de mitigação da saúde pública. (Com assessoria de imprensa)