Samsung planeja operar com criptomoedas em 2023
O braço de investimentos da Samsung, a Samsung Securities, está considerando lançar uma corretora de criptomoedas própria até o final de 2023. Segundo a mídia sul-coreana, a Samsung não é a única grande empresa do país que pretende entrar no mercado de criptoativos.
Ao menos seis grandes empresas listadas na bolsa, incluindo a Mirae Asset Securities, também possuem planos de lançar uma plataforma nativa de negociações de ativos digitais até o final do próximo ano.
Fontes consultadas pela mídia local, afirmaram que o projeto de ao menos uma dessas empresas está sendo trabalhado a quatro mãos com os órgãos financeiros sul-coreanos. Ainda de acordo com a fonte, as discussões já estão bem avançadas e caminham para as tratativas finais.
A imprensa sul-coreana também divulgou que a Samsung Securities está realizando um estudo sobre a melhor forma de entrar no negócio de blockchain.
Suas tentativas anteriores de lançar uma exchange foram paralisadas no ano passado, quando a empresa não conseguiu contratar os profissionais certos para executá-la.
No início deste mês, a Samsung Securities foi uma das três instituições financeiras na Coreia do Sul a fazer parceria com a maior bolsa do país, a Bithumb. A união significa que os clientes da Samsung Securities podem verificar o status dos investimentos em criptomoedas por meio do próprio aplicativo da Samsung.
A empresa também foi a primeira a lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) global de blockchain na Ásia.
Criptoativos
A Samsung vem trabalhando em projetos de blockchain em várias partes de suas operações nos últimos dois anos. Em maio, fez parceria com a Nifty Gateway para adicionar a funcionalidade NFT às suas TVs inteligentes.
O lançamento de um novo smartphone em fevereiro também foi acompanhado por um NFT comemorativo. E a empresa também deu seus primeiros passos no metaverso em janeiro com a abertura de uma loja virtual na Decentraland.
Enquanto isso, seu braço de financiamento de risco, Samsung Next, investiu em várias empresas relacionadas à blockchain, incluindo Axie Infinity, Bored Ape Yacht Club, FTX e SuperRare.
(com agências internacionais)