Samsung Galaxy J representou 31% das vendas de smartphones na América Latina
O mercado de smartphones na América Latina segue concentrado. Conforme a consultoria IDC, a linha Galaxy J, fabricada pela Samsung, foi responsável sozinha por 31% das vendas destes aparelhos na região, o que equivale a 47,4 milhões de unidades, no primeiro trimestre.
Outro levantamento, da empresa de pesquisa de mercado Statcounter, indica que Samsung e Apple detêm mais 50% do mercado na América Latina, graças às vendas do iPhone no México. Apenas na América do Sul, Samsung e Motorola dominam, sempre com a fabricante sul-coreana com mais que o dobro de share em relação ao segundo colocado.
No Brasil, Samsung e Motorola são os primeiros colocados entre os fabricantes, conforme o StatCountes. Mas, no segundo trimestre, a Apple passou a LG em vendas, embora ambas estejam praticamente empatadas nos 11% de participação.
Mas existe diferença entre as metodologias da IDC e da StatCounter. A IDC afere a venda de aparelhos pelas fabricantes. Já a StatCounter contabiliza a porcentagem de acessos com os aparelhos em sites na internet. Ou seja, não mede unidades fabricadas e distribuídas, mas quais fabricantes são de fato mais usadas no acesso à internet. Na prática, os resultados se aproximam já que os aparelhos mais usados tendem a ser os mais vendidos.