Samsung Galaxy J representou 31% das vendas de smartphones na América Latina

Foram 47,4 milhões de unidades vendidas, segundo dados da IDC

O mercado de smartphones na América Latina segue concentrado. Conforme a consultoria IDC, a linha Galaxy J, fabricada pela Samsung, foi responsável sozinha por 31% das vendas destes aparelhos na região, o que equivale a 47,4 milhões de unidades, no primeiro trimestre.

Outro levantamento, da empresa de pesquisa de mercado Statcounter, indica que Samsung e Apple detêm mais 50%  do mercado na América Latina, graças às vendas do iPhone no México. Apenas na América do Sul, Samsung e Motorola dominam, sempre com a fabricante sul-coreana com mais que o dobro de share em relação ao segundo colocado.

No Brasil, Samsung e Motorola são os primeiros colocados entre os fabricantes, conforme o StatCountes. Mas, no segundo trimestre, a Apple passou a LG em vendas, embora ambas estejam praticamente empatadas nos 11% de participação.

Mas existe diferença entre as metodologias da IDC e da StatCounter. A IDC afere a venda de aparelhos pelas fabricantes. Já a StatCounter contabiliza a porcentagem de acessos com os aparelhos em sites na internet. Ou seja, não mede unidades fabricadas e distribuídas, mas quais fabricantes são de fato mais usadas no acesso à internet. Na prática, os resultados se aproximam já que os aparelhos mais usados tendem a ser os mais vendidos.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122