Ruckus anuncia tecnologia de célula multioperadora, que une WiFI e LTE

OpenG substitui projetos de sistemas de antenas distribuídas, por preço mais baixo e complexidade menor, garante companhia.

A Ruckus Wireless anunciou hoje, 19, a tecnologia OpenG, que combina espectro coordenado e compartilhado usando células pequenas compatíveis com múltiplas operadoras. O produtos tem como alvo a cobertura celular interna em empresas de grande porte e espaços públicos de alta densidade.

A empresa estima que o mercado de células indoors para redes corporativas, compatíveis com redes móveis e WiFi, movimente US$ 2 bilhões apenas nos Estados Unidos, neste ano. O OpenG, por sua vez, agrega diferentes tecnologias, como o acesso assistido licenciado (license assisted access – LAA), agregação de links LTE e WiFi (LTE WiFi link aggregation – LWA), o Hotspot 2.0 e ligações WiFi.

“Esses avanços pretendem aliviar a pressão sobre o espectro disponível, com o número cada vez maior de dispositivos está suportando a tecnologia 5G e o crescimento de aplicativos agnósticos e over-the-top (OTT) que aproveitam uma plataforma IP comum”, diz a Ruckus, em comunicado.

A solução é mais simples e barata que os sistemas de antenas distribuídas (DAS) e small cells tradicionais, garante a Ruckus. “A tecnologia OpenG deve mudar o cenário de custo total de propriedade, viabilizando a adoção global a uma fração do custo de soluções DAS”, afirma Dan Rabinovitsj, principal executivo de operações da Ruckus. As células com a tecnologia serão lançadas ao longo deste ano. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122