RNP abre seleção de empresas para operar Infovia 01
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abriu processo de seleção de pessoas jurídicas interessadas em operar a Infovia 01, do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) – Norte Conectado. O termo de referência foi publicado na quarta-feira, 21, mas divulgado nesta sexta, 23, pelo Ministério das Comunicações (MCom).
De acordo com a pasta, a Infovia 01 terá 1.100 km de extensão e é implantada pela EAD/Seja Digital. Ela liga Santarém (PA) a Manaus (AM), com aberturas em Óbidos (PA), Juriti (PA), Parintins (AM), Urucurituba (AM) e Itacoatiara (AM), e derivações para Oriximiná (PA), Terra Santa (PA) e Autazes (AM).
O processo de seleção é voltado para empresas e fundações de direito público ou privado. Serão selecionados no mínimo três e no máximo 12 pessoas jurídicas. Juntas, elas vão compor um Consórcio Aberto do Operador Neutro, com direito de explorar comercialmente a infraestrutura por 15 anos.
Ainda de acordo com o MCom, nesse processo, também será executada a interligação de Curuá (PA) a Alenquer (PA) – trecho que fará parte da Infovia 00. A previsão de entrega segue em março de 2023.
Norte Conectado
A Infovia 01 é a segunda etapa do programa Norte Conectado. A primeira etapa, Infovia 00, também foi implementada no modelo de Consórcio Aberto do Operador Neutro.
A iniciativa, realizada pelo governo em parceria com a RNP, tem como objetivo ampliar o acesso à internet de qualidade na região. Já são mais de 700 quilômetros de cabos ópticos subaquáticos instalados nos leitos dos rios.
O trecho concluído conecta as cidades de Macapá (AP) e Santarém (PA). S, com expectativa de beneficiar 1 milhão de habitantes.
De acordo com a RNP, a operação da Infovia 00 já começou na primeira semana de julho, com licença ambiental para a operação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).