Receptor de sinal de TV: produção em Manaus cresce 106,58% até abril

Em termos de faturamento, bens de informática foram os itens com maior participação no faturamento global do Polo Industrial de Manaus entre janeiro e abril, contribuindo com 23,37%
Receptor de sinal de TV: produção em Manaus cresce 106,58% até abri
Foram produzidos quase 2,3 milhões de unidades de receptor de sinal de TV no Polo Industrial de Manaus entre janeiro e abril | Foto: Suframa

O Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou os quatro primeiros meses do ano com um faturamento de R$ 63,86 bilhões, o que representa um crescimento de 10,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Quando comparado ao primeiro quadrimestre de 2020, a alta é de 110%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Dos segmentos produzidos no polo, bens de informática foram os que tiveram a maior participação no faturamento global do PIM, contribuindo com 23,37%. Em seguida, vieram eletroeletrônicos (17,37%) e duas rodas (19,25%).

Já entre os principais produtos com maior fabricação nos quatro primeiros meses do ano, um dos destaques são receptores de sinal de televisão. Foram produzidas quase 2,3 milhões de unidades, um aumento de 197,58% em relação ao mesmo período de 2023.

Em termos de aumento de produção no primeiro quadrimestre, apenas condicionadores de ar do tipo janela ou parede ficaram na frente dos receptores de sinal de televisão. Com 152.957 unidades, a fabricação de condicionadores de ar teve aumento de 197,58%.

“Os números refletem aquilo que já prevíamos no início do ano, quando falávamos na tendência de redução da taxa básica de juros por parte do Copom (Comitê de Política Monetária), além da estabilização dos níveis dos rios no período. São fatores que contribuíram positivamente com a normalização da produção no PIM e, consequentemente, com o crescimento no faturamento de 10,46% em relação ao mesmo intervalo de 2023”, avaliou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

As exportações do PIM no período passaram de US$ 227 milhões, o que indica crescimento de 16,47% na comparação com o mesmo período de 2023. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122