Receitas da Claro crescem no último trimestre de 2018

A Claro Brasil fechou o último trimestre de 2018 com receita líquida de R$ 9 bilhões, aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior. No ano, a receita líquida do grupo no Brasil somou R$ 35,6 bilhões. O Ebitda teve margem de 35,7% devido à vitória na justiça do PIS-COFINS

A Claro Brasil, controlada pela América Móvil,  divulgou hoje, 12, o seu resultado operacional do último trimestre de 2018 e o consolidado do ano. O grupo ( NET, Claro e Embratel) registrou receitas líquidas de R$ 9 bilhões no período.  No ano, o grupo apurou receita líquida de R$ 35, 654 bilhões.

O segmento fixo (Embratel e NET) continua a ser a ponta de lança da companhia, e as duas empresas apuraram juntas receitas de R$ 5,822 bilhões no período, praticamente o mesmo valor ao trimestre imediatamente anterior, que apurou receitas líquidas de R$ 5,79. No ano, os serviços fixos somaram R$ 23,198 bilhões.

Os serviços móveis somaram R$ 2,8 bilhões, crescimento de 0,9% um pouco superior ao do segmento fixo. Em 2018, o serviço móvel gerou R$ 11 bilhões de receitas líquidas para o grupo.

Conforme a empresa,  Ebitda (caixa) do último trimestre está impactado positivamente por resultado de ação judicial relacionada aos
tributos PIS e COFINS, parcialmente compensado pelos efeitos negativos não recorrentes de algumas provisões e baixa de alguns ativos operacionais.

“Eliminando dos resultados estes efeitos não recorrentes, a margem EBITDA do
quarto trimestre teria sido de 34,3%, crescimento de 1,6 p.p. em relação ao trimestre anterior”.

Com os efeitos não recorrentes, a margem ficou em 35,7% e valor de R$ 3,24 bilhões, menor do que o Ebitda do 3T18, que somou R$ 3,455 bilhões.

Destaques

Os destaques do período, segundo a empresa foram:

  • Crescimento de 15,6% na base de pós-pago, aumento de 3,2 milhões de clientes na comparação com ano anterior.
  •  ARPU móvel cresceu 8,7% no ano,  tanto no segmento pré-pago quanto no pós-pago.
  •  84,4 mil novos acessos de banda larga fixa no quarto trimestre, liderando o crescimento neste segmento; no acumulado do ano crescimento de 449 mil clientes.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032