Receita Federal já apreendeu 12 mil decodificadores piratas em 2019

Receita destruiu 112 mil decodificadores ilegais desde 2016

A Receita Federal apreendeu 12 mil decodificadores piratas de TV paga neste ano em Foz do Iguaçu (PR). Os aparelhos são interceptados quando contrabandistas tentam trazê-los do Paraguai, uma das principais rotas de entrada desse produto no país. Os equipamentos ilegais estão sendo destruídos por meio de um convênio com a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura).

Parte das caixas clandestinas será inutilizada no 23° Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas, que acontece nesta quarta-feira, 5. Com este novo lote de decodificadores piratas apreendidos, o total de equipamentos destruídos já chega a 112 mil desde 2016, quando a ABTA e a Alfândega de Foz do Iguaçu firmaram o termo de cooperação com este objetivo.

Conforme a ABTA, a pirataria de TV por assinatura provoca perdas de R$ 9 bilhões por ano no Brasil, dos quais R$ 1,2 bilhão em impostos, que deixam de ser arrecadados pelos governos federal e estaduais. “Além disso, a pirataria de TV por assinatura ameaça milhares de empregos na indústria audiovisual brasileira”, alerta Oscar Simões, presidente da ABTA. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11016