Queda na venda de aparelhos reduz receita da AT&T no 1º trimestre
A AT&T divulgou hoje, 25, o resultado financeiro do primeiro trimestre do ano. Registrou no período receitas de US$ 39,4 bilhões, uma retração de 1,2%, motivada por vendas mais baixas de aparelhos móveis e queda no consumo de linhas fixas. O lucro líquido também caiu, de US$ 3,8 bilhões no primeiro trimestrede 2016 para US$ 3,5 bilhões neste ano.
Em sua apresentação ao mercado, a companhia procurou aplacar os temores de faltar espectro para crescer na banda larga móvel. A empresa comprou menos frequência do que a concorrente T-Mobile, por exemplo, no último leilão promovido pela FCC. A AT&T, porém, rechaçou o risco de perder mercado em função disso, lembrando que tem mais de 60 MHz licenciados, mais do que Verizon, Sprint e T-Mobile, nas maiores cidades dos Estados Unidos.
Na divulgação do resultado, também dá a entender que vai comprar a Straight Path, ou seja, deve cobrir a oferta da concorrente aunciada também hoje. Além disso, afirma que mantém a expectativa de aprovação pelos EUA da fusão com a Time Warner ainda este ano.
Na América Latina (excluindo o México), onde opera também com as marcas DirecTV e Sky, a empresa registrou receita operacional de US$ 1,9 bilhão, alta de 15,7%. Tiradas as despesas na região, a operação local teve um prejuízo de US$ 100 milhões, muito melhor que o prejuízo de US$ 184 milhões tido no mesmo período de 2016.