Qualcomm que barrar venda de iPhone7 com chip Intel, nos EUA
A Qualcomm, fabricante de chips, entrou com pedido no Departamento Internacional de Comércio dos Estados Unidos para que impeça a importação dos iPhones 7 com chip Intel montados na Ásia e que bloqueie os aparelhos já em território estadunidense. Isso porque, segundo os advogados da Qualcomm, a Apple estaria infringindo pelo menos seis patentes de que é detentora.
Paralelamente, a Qualcomm entrou com uma ação na Justiça, na Califórnia, contra a Apple, pelo mesmo motivo. As patentes que a Qualcomm está questionando se referem a recursos mais avançados como agregação de operadoras, processamento gráfico e amplificação e sinais. E que, segundo ela, não fariam parte do pacote de patentes-padrão para tecnologias de modem e rede celular que estão em questão na disputa legal da Apple contra ela por pagamento de royalties.
Na avaliação de analistas, a Qualcomm circunscreveu o questionamento ao iPhone 7 com chip Intel, excluindo os fabricados com chip Qualcomm, para que o impacto sobre os consumidores seja menor e, assim, o pedido tenha chance de ser aceito pelo Departamento de Comércio. Mas como uma investigação desse tipo leva, em média, de um ano e meio a dois, se o pedido for aceito e a ordem executada, isso só ocorrerá quando um novo modelo do iPhone já tiver chegado ao mercado.
O movimento da Qualcomm é claramente uma resposta à ação que a Apple patrocinou contra ela na Justiça norte-americana, em janeiro, por “royalties excessivos”. Mês passado ela ampliou o caso, atacando a validade das patentes da Qualcomm e exigindo uma “restituição de todas as taxas de licença excessivas que pagou”. (Com noticiário internacional).