Qualcomm lança chipsets para soluções de IoT via satélite
A Qualcomm anunciou, nesta quinta-feira, 22, os chipsets 212S Modem e 9205S Modem. Segundo a empresa, ambos têm capacidade de satélite e foram projetados para alimentar casos de uso industrial que exigem conectividade de rede não terrestre (non-terrestrial network – NTN) autônoma ou conectividade híbrida ao lado de redes terrestres.
Os chips também permitem que empresas, desenvolvedores, ODMs e OEMs de Internet das Coisas (IoT) aproveitem informações e insights em tempo real para gerenciar projetos de negócios. A fabricante norte-americana ainda informou que está trabalhando com a Skylo, um provedor de serviços NTN, para habilitar e operar esse tipo de conectividade.
“Nossos chips Qualcomm 212S e Qualcomm 9205S levam nossos recursos de rastreamento e monitoramento de IoT um passo adiante, fornecendo conectividade e cobertura mesmo nas áreas mais remotas”, diz, em nota, Jeff Torrance, vice-presidente sênior e gerente geral de Sistemas Inteligentes Conectados da Qualcomm. “Esses produtos também mostram ainda mais nossa capacidade de trazer e escalar inovações superiores até mesmo para os ambientes de IoT mais desafiadores e complexos”, complementou.
Chips
Segundo a empresa, o modem 212S permite que dispositivos IoT estacionários usem comunicação via satélite para conectividade off-grid de alto nível.
Entre suas características, o chipset foi projetado para reduzir o consumo de energia para aplicações em locais remotos e fixos, ajudando a promover uma vida útil prolongada. As aplicações incluem a coleta de telemetria e dados de tanques de água e gás, medidores e outros equipamentos de infraestrutura.
A fabricante diz que o componente também é adequado para monitoramento de rede de serviços públicos, relatórios de detecção precoce de incêndios, instalações de mineração on-shore e off-shore e gerenciamento ambiental.
No caso do modem 9205S, o chipset permite que dispositivos IoT se conectem a redes celulares e de satélite para uma cobertura praticamente livre de lacunas e integra o GNSS para fornecer dados de localização. “É ideal para aplicações industriais que exigem conectividade terrestre e via satélite híbrida sempre ativada para bens e ativos em movimento”, sinaliza a Qualcomm.
As aplicações incluem rastreamento de contêineres de transporte transoceânico, rastreamento de equipamentos agrícolas e pecuários, rastreamento global de frota e frete para gerenciamento da cadeia de suprimentos, inclusive para parceiros logísticos que realizam entregas remotas.
O modem 9205S já está disponível no mercado. A fabricante informou que o modem 212S será lançado ainda este ano.