Qualcomm e Samsung estendem parceria de chips para smartphones da linha Galaxy
A Qualcomm anunciou, nesta quarta-feira, 26, que os chips Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy passam a integrar os novos smartphones dobráveis de ponta da Samsung, o Galaxy Z Fold5 e o Galaxy Z Flip5, e a linha de tablets Galaxy Tab S9. Vale lembrar que o chipset já alimenta o Galaxy S23, família de smartphones premium da Samsung.
O processador em questão, na prática, trata-se de uma versão otimizada do Snapdragon 8 Gen 2 Mobile Platform para dispositivos da fabricante sul-coreana. Com recursos de Inteligência Artificial (IA), o chip foi projetado para potencializar funções para jogos com capacidade de desktop e fotografia em nível profissional, além de aprimorar a conectividade.
Em comunicado, a empresa norte-americana destacou que os chips passam a alimentar os dispositivos da Samsung comercializados em todo o mundo.
“A Samsung é importante para a nossa missão de oferecer as melhores experiências móveis do mundo aos consumidores”, diz Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente geral dos Negócios Móveis, Computação e Realidade Estendida (XR) da Qualcomm, em nota.
“Eles continuam a definir o ritmo para a inovação e não poderíamos estar mais entusiasmados em ter o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy alimentando a mais nova linha de dispositivos flagship Galaxy – Galaxy Z Flip5, Galaxy Z Fold5 e Galaxy Tab S9″, complementa.
Recursos tecnológicos
De acordo com a fabricante de chips, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy acompanha a solução AI Engine e os processadores Hexagon e Sensing Hub, os quais aceleram modelos complexos de inteligência artificial, aprimoram o desempenho da tecnologia e promovem o cancelamento de ruído durante chamadas de áudio e vídeo.
Além disso, o chipset vem equipado com as tecnologias Snapdragon Sight, desenvolvida para promover qualidade profissional à câmera de smartphones, e Snapdragon Gaming, que inclui recursos para aperfeiçoar a qualidade gráfica dos jogos e facilitar a transição entre plataformas móveis e desktops.
O chip também foi projetado para impulsionar as conectividades 5G e sem fio, incluindo WiFi 7.