Qualcomm compra fabricante de processadores Nuvia por US$ 1,4 bi

Startup desenvolve chips de alto desempenho e baixo consumo de energia. Trabalhava em designs para data centers, mas a Qualcomm avisa que a tecnologia será usada em todo tipo de aparelho

A Qualcomm anunciou hoje, 13, a compra da Nuvia, fabricante de processadores, por US$ 1,4 bilhão. A transação ainda aguarda aval regulatório para ser finalizada. A tecnologia adquirida será embarcada nas próximas plataformas Snapdragon.

A tecnologia da Nuvia, diz a Qualcomm, será integrada a todo o portfólio de componentes para celulares, notebooks, veículos com direção assistida e infraestrutura de rede.

A startup vinha desenvolvendo também processadores de alto desempenho para data centers, abrindo um novo mercado para gigante americana. O movimento pode ser encarado ainda como reação ao desenvolvimento de um chip convergente por parte da Apple, que está utilizando desenho próprio em novos notebooks.

Segundo o CEO da Qualcomm Inc., Cristiano Amon, a compra permitirá à empresa explorar oportunidades em 5G, convergência entre arquiteturas móveis e computação, e a levar a tecnologia móvel a novas indústrias.

“Juntos estaremos bem posicionados para redefinir a computação e habilitar nossos parceiros a inovar e desenvolver novos produtos 5G”, diz em nota.

Toda a equipe da Nuvia e seus fundadores será absorvida pela Qualcomm. O anúncio da compra se deu com manifestações de apoio de diferentes parceiros da Qualcomm. Samsung, Microsoft, Google, Acer, Asus, Bosch, General Motors, HMD, Honor, HP, Lenovo, LG, Sony e Xiaomi são algumas das empresas que esperam avanços nos componentes para usarem em seus equipamentos.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122