Qualcomm anuncia plataforma para acelerar soluções de IoT
A Qualcomm anunciou, na terça-feira, 21, uma plataforma projetada para acelerar o desenvolvimento de soluções personalizadas de Internet das Coisas (IoT). Combinando chip com uma estrutura de nuvem, a Qualcomm Aware deve disponibilizar ferramentas amigáveis aos desenvolvedores, como APIs.
Segundo a fabricantes de chipsets, o atual ecossistema de IoT é caracterizado pela fragmentação e por sistemas complexos, o que costuma impedir que soluções inovadoras atinjam todo o seu potencial.
“Ao combinar o silício líder do setor e um amplo ecossistema de parceiros de hardware e software com uma estrutura de nuvem amigável ao desenvolvedor, a Qualcomm Aware oferecerá um conjunto de serviços diferenciados para gerenciamento de ativos que exigem tomadas de decisão críticas, precisas e tempestivas”, destacou a empresa, em nota.
A expectativa da empresa é de que a plataforma potencialize cadeias de logística, rastreamento de cargas e armazenamento e gerenciamento de estoques.
Na avaliação da Qualcomm, o diferencial do sistema é oferecer soluções conectadas sob medida para diferentes casos de uso, tendo em vista que aplicações de IoT requerem uma variedade de ferramentas para funcionar. Nesse sentido, a plataforma inclui ferramentas de segurança em nuvem, criptografia e autenticação de todas as comunicações do dispositivo para a nuvem.
Com a plataforma, a empresa norte-americana espera ampliar as formas de receita. Desse modo, além da venda de chips para aparelhos tecnológicos, o faturamento deve incluir receitas provindas de um serviço de assinatura.
“A Qualcomm Aware foi projetada para oferecer suporte a organizações de todos os setores com uma solução de investimento escalável, econômica e eficiente em termos de capital que oferece um tempo de lançamento acelerado no mercado, simplifica a transformação digital e entrega insights transformadores necessários para mitigar riscos, tomar decisões de negócios mais informadas e navegar pelos desafios em todas as indústrias”, afirmou, em nota, Jeff Torrance, vice-presidente sênior e gerente-geral de sistemas inteligentes conectados da Qualcomm.
A plataforma deve ser disponibilizada ao mercado ainda este ano.