Projeto para promover pesquisas brasileiras vence hackathon da Microsoft

Iniciativa foi selecionada entre mais de 10 mil projetos de 89 países; ferramenta destaque foi idealizada pelas empreendedoras sociais Ana Paula Morales e Sabine Righetti.
Brasileiras vencem Hackathon da Microsoft com projeto que promove pesquisas
Ana Paula Morales e Sabine Righetti vencem hackathon da Microsoft (Foto: Divulgação)

Projeto desenvolvido por iniciativa de duas empreendedoras sociais brasileiras conquistou o primeiro lugar no Hack for Positive Impact Executive Challenge 2022 da Microsoft. A proposta tem como objetivo promover produções científicas nacionais.

A ideia de Ana Paula Morales e Sabine Righetti foi destaque na premiação que faz parte de uma das maiores competições do mundo em âmbito privado, o Microsoft Global Hackathon for Social Impact, que recebeu mais de 10 mil propostas de 89 países.

Riguetti e Morales são fundadoras da Agência Bori, que é parceira de diversos repositórios científicos e focada na aproximação entre a ciência e a população por meio da comunicação social. O projeto, que contou com a colaboração de uma equipe de desenvolvedores, é uma ferramenta que facilita a busca e a divulgação de pesquisas e estudos inéditos desenvolvidos no país.

Na prática, a ferramenta premiada usa inteligência artificial para selecionar e sugerir produções científicas relevantes e compartilhar os dados para veículos de publicação de forma antecipada, com embargo, como explica Morales.

“Esse sistema vai ajudar a usar e a entregar, com inteligência artificial, a curadoria desses estudos científicos para divulgação. O sistema tem a parte do repositório, a parte de coleta de dados e metadados desses arquivos, um dashboard para conseguir monitorar o conteúdo, pra gente gerar alertas automatizados”, conta a empreendedora.

Morales destaca que a ferramenta permite escalar o trabalho que atualmente é feito, já que amplia a capacidade de análise dos conteúdos.  “Quando a gente consegue colocar a inteligência artificial, a gente conversa com sites que talvez não estivéssemos olhando com o olho humano”, exemplifica. 

O lançamento da ferramenta está previsto para março de 2023. Inicialmente, o público-alvo serão jornalistas, mas a ideia da Agência Bori é ampliar o modelo de negócios posteriormente para serviços como consultoria e empresas que fazem monitoramento ou investimento em Pesquisa & Desenvolvimento.

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Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura de telecom nos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

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