Projeto Favela 3D leva WiFi 6 a comunidades
O projeto Favela 3D, que visa reestruturar favelas e melhorar a qualidade de vida local, está levando internet de alta velocidade para a Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, usando tecnologia WiFi 6. A iniciativa é uma parceria entre a organização Gerando Falcões, a VIP Telecom, a FiberX e a Huawei do Brasil.
Na comunidade vivem 190 famílias. “Quase 40% da população é formada por jovens de até 14 anos e que dependem, muitas vezes, de conexão para avançarem com estudos. Esse é um piloto para que futuramente seja escalável e viável de multiplicação para outros territórios”, explica Nina Rentel, Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.
Foi instalada uma rede completa de acesso à internet, com a distribuição do sinal por roteadores WiFi 6, que podem atingir velocidades de até 9,6 Gbps, muito superior quando comparado aos 6,9 Gbps do WiFi 5.
A VIP Telecom é a responsável pela instalação dos roteadores e da rede de acesso à internet, que vão desde a fixação de cabos de fibra óptica de ultra velocidade e de aparatos complementares de tecnológica.
“O propósito da VIP Telecom é levar conexão de qualidade de forma democrática. Nos comprometemos em trabalhar em prol da inclusão digital no Brasil, e o projeto Favela 3D tem total sincronia com esse objetivo”, disse Fábio Abreu, CEO da VIP Telecom.
“A Huawei sabe a importância da conectividade e como ela é capaz de mudar vidas, trazendo novas oportunidades do mundo digital para as pessoas”, comenta Mr. Sun Baocheng, Presidente da Huawei no Brasil.
Já FiberX atua em parceria com a Huawei no fornecimento dos equipamentos para a instalação e configuração da rede. Os modelos de Access Points AirEngine da fabricante foram selecionados por possuírem o WiFi 6 e possibilitar diversas conexões simultâneas sem queda de desempenho, afirmam.
Francieli Dela Giustina, Vice-Presidente da FiberX, diz que a iniciativa ainda envolve a transformação de espaços comunitários em salas de treinamento com internet, para ajudar os residentes com aulas, que vão deste a elaboração de currículo a cursos técnicos diversos, tal como letramento digital e empreendedorismo.