Programa de aceleração de startups do MDIC recebe 1.372 inscrições
O InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) recebeu inscrições de 1.372 startups, quase o dobro das edições anteriores. O resultado final, com a lista dos 300 escolhidos para as mentorias, será divulgada em 4 de abril.
Desse total, 300 negócios inovadores serão selecionados para o Ciclo de Aceleração 2016.1, que oferece capacitação em empreendedorismo inovador, mentorias individuais com executivos e investidores por até cinco meses e conexão direta com potenciais investidores, clientes e parceiros.
Segundo o MDIC, a procura aumentou por conta da participação de novos parceiros no programa: o SEBRAE, que fortaleceu a divulgação e captação de projetos em todo o país, e o Facebook, que irá integrar 14 startups em cada Ciclo ao seu programa de apoio a startups, o FbStart.
Este ano foram enviadas submissões de todos os estados, com exceção do Amapá. Os maiores números de projetos vieram de São Paulo (240), Santa Catarina (234), Minas Gerais (128), Paraná (117) e Rio de Janeiro (82).
Os setores que mais se destacaram foram os de Tecnologia da Informação e Comunicação (447 projetos) e Serviços (270). O InovAtiva tem, porém, um perfil multissetorial e recebeu propostas de startups de Saúde (130), Comércio (92), Agronegócio (58), Energia (44), Infraestrutura e Construção Civil (30) e Eletrônicos (29), entre outros. (Com assessoria de imprensa)
[Atualização 18/03: Ao contrário do que escrito anteriormente, o programa é iniciativa ligada ao MDIC, e não ao MCTI.]