Produção de equipamentos de informática e ópticos cai 7,2% em julho

Segundo o IBGE, resultado negativo anula o crescimento de 7,1% registrado no mês anterior

A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos despencou 7,2% em julho frente a junho, anulando a alta de 7,1% registrada entre maio e junho deste ano. Na comparação com igual mês do ano passado, a produção desse segmento industrial teve queda ainda maior, de 9,5%, conforme mostra pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira (4).

Segundo o instituto, a redução da fabricação de televisores e de celulares justifica o resultado negativo, embora os aparelhos de TV tenham sustentado o crescimento desse segmento por muitos meses. No acumulado do ano, o resultado continua positivo em 13,4%, assim como nos últimos 12 meses, em 15,9%.

De acordo com a pesquisa, em julho , a produção industrial nacional recuou 0,2% frente a junho, após crescer 12,9% em junho e cair 10,9% em maio. No confronto com julho de 2017, a indústria cresceu 4% em julho de 2018, após também avançar no mês anterior (3,4%).

A indústria acumula alta de 2,5% no ano. Houve ganho de ritmo no acumulado dos últimos 12 meses, que passou de 3,1% em junho para 3,2% em julho de 2018.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122