Planos pós-pagos abrem vantagem ante pré-pagos em 2024

Vivo e Claro já têm bases pós-pagas maiores do que pré-pagas; na TIM, modelo de recarga ainda é o preferido dos usuários do serviço móvel
Planos pós-pagos abrem vantagem na telefonia móvel em 2024
Planos pós-pagos seguem crescendo após tomarem a liderança na telefonia móvel (crédito: Freepik)

Em crescimento ao longo de 2024, o mercado de telefonia móvel registrou uma mudança significativa no que diz respeito às preferências do consumidor. Pela primeira vez, os planos pós-pagos superaram os pré-pagos no total de linhas ativas no País. E não só isso: desde que tomaram a frente, os pós-pagos seguem ampliando a vantagem em relação ao modelo de recarga.

De acordo com dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado de telefonia móvel somava 217,2 milhões de linhas em operação até outubro – o número contempla apenas celulares, ou seja, não inclui chips para M2M e PoS. Na comparação com o fim de 2023, houve alta de 1,87% na quantidade de linhas móveis ativas.

Em fevereiro de 2024, os planos pós-pagos passaram a ser usados por 107,2 milhões de clientes, superando, de forma inédita, o total de pré-pagos (107,1 milhões) em operação.

Ao longo do ano, a diferença na quantidade de usuários entre os dois modelos aumentou. A base pré-paga diminuiu, registrando em outubro 105,8 milhões de linhas. Ao mesmo tempo, a opção pelo pós-pago cresceu, acumulando 112,4 milhões de clientes no décimo mês de 2024, gerando uma “folga” de 6,6 milhões de acessos.

Operadoras

No contexto do modelo de pagamento, Vivo e Claro dispõem de bases pós-pagas maiores do que pré-pagas. Dessa forma, entre as operadoras de atuação nacional, apenas a TIM ainda tem uma carteira pré-paga mais volumosa.

No caso da Vivo, a tele fechou outubro com 84,8 milhões de clientes de telefonia celular, ganhando 1,7 milhão de usuários nos dez primeiros meses de 2024. A base pós-paga corresponde a 57,2% do total da carteira. Em números absolutos, são 48,5 milhões de assinantes de pacotes pós do serviço móvel, contra 36,2 milhões de usuários pré-pagos.

No mesmo período, a base de telefonia móvel da Claro teve o incremento de 1,3 milhão de acessos, totalizando 73,2 milhões em outubro. O pós-pago, com 38,3 milhões de usuários, representa 52,3% da carteira, ligeiramente à frente do pré-pago (34,8 milhões).

Já a TIM teve um ganho de aproximadamente 100 mil usuários nos dez primeiros meses de 2024, com a carteira do serviço celular alcançando 56,3 milhões de acessos. A base é dividida entre 24 milhões de assinantes pós-pagos (42,6%) e 32,3 milhões de clientes pré-pagos (57,3%).

Regionais

Ainda com base nos números da Anatel, a Brisanet encerrou outubro com 254,9 mil acessos móveis, todos pós-pagos. Já a Unifique tinha 70,4 mil clientes do serviço celular, dos quais 60,7 mil (86,2%) optavam pelo pós-pago como modelo de contratação.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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