Plano da Samsung é ser a maior fabricante de chips lógicos do mundo até 2030

Samsung anunciou hoje que vai investir quase meio trilhão de reais, ao longo da próxima década, para ampliar sua participação no mercado de processadores.

A Samsung anunciou hoje, 24, que vai investir o equivalente a US$ 116 bilhões (algo como R$ 462,6 bilhões) na divisão “LSI”, de criação e fundição de chips lógicos. O objetivo do aporte, que será feito ao longo dos próximos dez anos, é chegar a 2030 como a maior fornecedora destes chips do mundo – batendo as rivais TSMC, Qualcomm e Intel.

Chips lógicos são processadores, os componentes fundamentais sem os quais nenhum eletrônico funciona. Atualmente a empresa já é fabricante da linha Exynos, que é embarcada em seus smartphones. Com o investimento a sul-coreana diversifica a produção de chips, indo além dos chips de memória, cujos preços oscilaram nos últimos anos.

Mas a meta é produzir componentes lógicos para equipamentos 5G, carros conectados e produtos com inteligência artificial. Além da produção própria, a companhia quer também aumentar o volume fabricado para outras companhias.

Segundo a Samsung, 55% do montante do investimento será destinado à infraestrutura das fábricas de chips. Os 45% restantes serão usados em pesquisa e desenvolvimento. Neste período, ao menos 15 mil empregos no setor de P&D serão criados, calcula a empresa. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111