Pix será utilizado por 40% dos brasileiros nas compras de Natal

Dado é de pesquisa da Abecs, que mostra ainda que cartão deve ser usado por 49% das pessoas (29% cartão de crédito e 20% cartão de débito), enquanto dinheiro em espécie será a opção de 35%

Pix será utilizado por 40% dos brasileiros nas compras de Natal

Pesquisa realizada pela Abecs, associação que representa o setor dos meios eletrônicos de pagamento, aponta que o Pix deve ser o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros nas compras deste Natal. A opção foi citada por 40% das pessoas ouvidas pelo levantamento, realizado em parceria com o Instituto Datafolha.

Mais do que o Pix, o cartão foi mencionado por 49%, somando as modalidades débito e crédito, como o preferido para as compras de fim de ano. Ao observar os índices separadamente, 29% citaram o cartão de crédito, enquanto outros 20%, o de débito. Já o dinheiro, será a forma de pagar as compras para 35% das pessoas. No fim da lista, aparecem as opções de boleto bancário (2%) e cartão de loja (1%).

Entre os entrevistados que pretendem utilizar o cartão de crédito, 77% (contra 75% em 2023) afirmam ter a intenção de parcelar sua compra.

O cartão lidera como meio de pagamento escolhido também no recorte por região, somando 55% no Sudeste, 50% no Centro-Oeste, 48% na região Norte, 46% no Sul e 38% na região Nordeste. Homens (50%) e mulheres (48%), em sua maioria, também afirmam utilizar o cartão para realizar suas compras de Natal.

Entre as faixas etárias, o cartão aparece em primeiro lugar entre pessoas de 25 a 34 anos com 53%, 35 a 44 anos com 52%, 45 a 59 anos com 45% e mais de 60 anos com 46%. Consumidores das classes socioeconômicas A/B (71%) e C (47%) seguem essa tendência.

Loja física versus e-commerce

Entre aqueles que pretendem comprar presentes neste Natal, 73% optam pelas lojas físicas, enquanto 31% dão preferência às compras online. As compras presenciais são prioridade em todas as regiões: Norte com 83%, Centro-Oeste com 78%, Nordeste com 77%, Sul com 76% e Sudeste com 68%.

Mulheres e homens também preferem as lojas físicas, com 74% e 73%, respectivamente. No recorte por faixa etária, quanto mais velha a população, maior é a preferência por lojas físicas: 85% entre aqueles com 60 anos ou mais e 65% entre os 18 a 24 anos.

De acordo com a pesquisa da Abecs, o Natal de 2024 deve movimentar um volume total de R$ 40 bilhões em compras de presentes, valor 15,8% maior se comparado com o levantamento realizado no ano passado. Segundo o estudo, o valor médio que o brasileiro deve desembolsar é de R$ 446 (R$ 418 em 2023). (Com assessoria de imprensa)

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Redação DMI

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