Pix representa 16,5% dos pagamentos às PMEs do varejo online

Os pagamentos realizados com Pix cresceram no primeiro semestre de 2022 ante o mesmo período do ano anterior, indo de 2,5% para 16,5%.
Pix representa 16,5% dos pagamentos às PMEs do varejo online - Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Pix já é um dos meios de pagamentos mais populares no comércio online para as pequenas e médias empresas brasileiras. É o que aponta levantamento da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. Segundo levantamento realizado com base nos mais de 100 mil lojistas ativos no ecossistema da empresa, os pagamentos realizados com Pix tiveram um crescimento significativo no 1° semestre de 2022 ante o mesmo período do ano anterior, indo de 2,5% para 16,5%, respectivamente.

Entre os meios de pagamento, o Pix só ficou atrás do cartão de crédito (53%), que continua sendo a opção mais popular dos brasileiros nas compras online. Outros modos que também se destacaram foram: método de pagamento personalizado, que é negociado diretamente entre o lojista (16%) e o consumidor (como depósito, pagamento em dinheiro, entre outros) e boleto bancário (4%).

“Os dados demonstram que o Pix teve bastante aderência dos brasileiros nas compras online, principalmente porque é uma opção que facilita ainda mais o momento de pagamento” comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.

“Com esse meio de pagamento, os empreendedores recebem de forma imediata o valor do pedido, por isso costumam fornecer maiores incentivos aos seus clientes. Além disso, a realização do Pix é mais prática e rápida para o consumidor, especialmente em comparação com o boleto”, complementa.

A análise é um recorte do levantamento sobre as vendas na primeira metade deste ano no e-commerce com base nas mais de 100 mil PMEs cadastradas na Nuvemshop. No período, o faturamento total das empresas foi de 1,2 bilhão de reais, o que representa um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre de 2021.

Em um ano, 1000% de crescimento nos pagamentos

O número de consumidores que usaram o Pix para pagamentos mais de 30 vezes no mês aumentou 1.041% entre março de 2021 e março de 2022, chegando a 3 milhões pessoas. Da perspectiva de pessoas jurídicas, a alta foi de 441% para 892 mil empresas, segundo pesquisa da Febraban, divulgada nesta quinta-feira, 21.

Em relação aos usuários recebedores, a alta também é muito expressiva: o número de usuários que recebeu mais de 30 Pix por mês subiu 314% no mesmo período considerando pessoas físicas (2 milhões de consumidores), e 366%, considerando pessoas jurídicas (792 mil empresas).

(com assessoria)

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Redação DMI

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