Pix Automático é adiado para junho de 2025

Banco Central também informou que celulares e computadores nunca utilizados para realizar uma transição via Pix terão que ser previamente cadastrados

Pix automático é adiado para junho de 2025

O lançamento do Pix Automático, que vai permitir pagamentos de cobranças recorrentes, como aquelas de concessionárias de serviços públicos, escolas, condomínios etc., foi adiado pelo Banco Central (BC). Prevista para ser disponibilizada para a população em outubro, a nova funcionalidade do Pix só estará disponível em 16 de junho de 2025.

O anúncio do BC sobre a nova data do Pix automático, feita nesta segunda-feira, 22 de julho, veio junto com a informação sobre aperfeiçoamentos nos mecanismos de segurança desse meio de pagamento.

Cadastro de dispositivos

De acordo com a Resolução BCB nº 403, as transações Pix por meio de celulares ou computadores não cadastrados poderão ser feitas até o valor de R$ 200, desde que o limite diário não ultrapasse RR 1.000. Para transações fora desses limites, o cliente deverá fazer um cadastro prévio do dispositivo. Segundo o BC, quem já utiliza um aparelho específico, não terá que realizar esse cadastro. A regra vale para celulares e computadores que ainda não tenham sido utilizados para realizar uma transação Pix.

“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Isso dificultará a fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha, das pessoas”, explica o BC.

Quanto às instituições financeiras que participam do ecossistema do Pix, o BC adicionou duas medidas que devem ser tomadas por todas. Uma delas é a utilização de solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple as informações de segurança armazenadas no BC e que consiga identificar quando houver uma transição via Pix atípica ou fora do perfil do clinete.

Além disso, as instituções financeiras deverão divulgar de forma ampla em seus canais de comunicação eletrônicos informações sobre cuidados que o cliente deve ter para evitar fraude.

As mudanças estarão em vigor em 1º de novembro deste ano. (Com assessoria de imprensa)

 

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Redação DMI

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