PIB cresceu 2,9% em 2023

O setor agropecuário foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira no último ano, com expansão de 15,1%

PIB teve crescimento de 2,9% em 2023

A economia brasileira fechou o ano de 2023 com um crescimento acumulado de 2,9% no Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma de todos os bens e serviços produzidos no país totalizou R$ 10,9 trilhões no ano passado.

O resultado, menor que a variação do PIB do ano anterior, quando a alta foi de 3%, apresentou também que no quarto trimestre teve estagnação. No início de 2023, a expectativa de crescimento do ano não chegava a 1%, conforme o Boletim Focus do Banco Central. E a prévia do PIB, pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), mostrava avanço de 2,45% para o ano passado.

O setor agropecuário registrou alta de 15,1% ao ano devido ao crescimento da produção e ganho de produtividade. Outras áreas que cresceram, com variações de 1,6% e 2,4%, respectivamente, foram de indústria e de serviços. As indústrias extrativas tiveram um crescimento de 8,7%, movido pela extração de petróleo, gás natural e minério de ferro.

Em Serviços, todas as atividades tiveram crescimento, com destaque para Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados Intermediação (6,6%). “As empresas seguradoras tiveram um ganho comparando os prêmios recebidos em relação aos sinistros pagos”, explica Rebeca Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Outros resultados mostram que as importações caíram 1,2% e as exportações tiveram aumento de 9,1%. A taxa de investimento chegou a 16,5% e a taxa de poupança teve queda de 0,4% em relação a 2022, com o total de 15,4%.

Com dinâmicas diferentes entre os semestres, o PIB durante a primeira metade do ano, a atividade econômica foi alavancada pela safra de grãos. No segundo semestre, o patamar elevado da Selic colaborou para que o setor de serviços tivesse uma desaceleração gradual.

Conheça os destaques do PIB em 2023

Serviços: 2,4%

Indústria: 1,6%

Agropecuária: 15,1%

Consumo das famílias: 3,1%

Consumo do governo: 1,7%

Investimentos: -3%

Exportações: 9,1%

Importação: -1,2%

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112