Trivale vai comercializar rede privativa 5G-in-a-Box desenvolvida pelo Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel e a startup Trivale Tecnologia anunciam parceria para o desenvolvimento e comercialização de uma solução de comunicação móvel celular 5G privativa na faixa de frequência de 700 MHz.
O projeto conta com apoio de EMBRAPII e Sebrae. Durante o desenvolvimento ao longo três anos, o projeto teve o apoio também da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Segundo Inatel e Trivale, a solução é capaz criar uma rede móvel privativa de baixo custo, tornando possível habilitar aplicações em localidades onde não houver sinal das operadoras convencionais ou em clientes que desejam criar sua própria rede.
O Inatel e a Trivale afirmaram que o produto está pronto para ser lançado no início de 2025. A Trivale será responsável pela comercialização da solução, e focará a sua aplicação em ambientes onde a automação e a segurança são essenciais.
A escolha pela tecnologia 5G é justificada por uma série de vantagens, incluindo maior taxa de transmissão, menor latência, maior confiabilidade e com a utilização de uma rede dedicada privativa, as empresas podem ter mais autonomia para suas operações. “Estamos animados com a oportunidade de trazer essa tecnologia de ponta para o mercado, aproveitando nossa experiência e o apoio desse ecossistema de inovação”, completa o executivo da startup, que também se associou ao xGMobile – Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G, visando acompanhar o desenvolvimento das redes móveis de comunicações para novas soluções de conectividade. (Com assessoria de imprensa)